Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

nov 6

Written by: admradarint
06/11/2015 11:33 

CarolinaComo imaginar uma Emília com seus cabelos coloridos ou um elegante Visconde de Sabugosa se não fossem as ilustrações dos livros de Monteiro Lobato?

Até quem não leu uma história do autor, um dos maiores escritores do gênero no Brasil, conhece os personagens de suas obras famosas, como os do Sítio do Picapau Amarelo. E para explicar a diferença entre os estilos de cada um e suas influências artísticas e culturais, o Sesc de São José dos Campos organizou uma exposição intitulada “Ilustradores de Lobato – A Construção do Livro Infantil Brasileiro 1920 - 1948”.

FICA A DICA
A Biblioteca Monteiro Lobato é a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil. Além de contar com um acervo de quase 50 mil livros, o espaço proporciona programação cultural variada. Quem visita o local ainda pode conhecer um pouco melhor sobre Monteiro Lobato, em uma exposição permanente composta por livros, objetos pessoais, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo com aspectos importantes da vida do escritor.

A mostra faz parte de um acervo pessoal que o artista gráfico e pesquisador Magno Silveira colecionou ao longo de 20 anos, vasculhando sebos, antiquários e leilões. Quem visitar a exposição poderá conferir obras raras, como a primeira edição de “A Menina do Narizinho Arrebitado”, “A Caça da Onça”, “O Irmão de Pinocchio”, entre outras; trabalhos de 10 ilustradores, todos escolhidos pelo próprio Lobato; e ainda conferir uma linha do tempo que retrata a evolução da boneca de pano, Emília.

» Leia entrevista com Vania Dohme, professora e doutora em Comunicação e Semiótica, autora de diversos livros sobre ludoeducação.

As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 13h às 21h30; e sábados e domingos, das 10h às 18h30. A entrada é gratuita. Professores interessados em levar seus alunos à exposição, o agendamento de grupos escolares pode ser feito pelo telefone (12) 3904-2000. Para mais informações, acesse o site www.sescsp.org.br.

SAIBA MAIS
Em 2002 foi criada a Lei nº 10.402/02 instituindo que no dia 18 de abril seria comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data não foi escolhida ao acaso, trata-se de uma homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados