Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

out 8

Written by: admradarint
08/10/2015 14:28  RssIcon

Na Rua Barão de Itaim, em Itu, um vistoso sobrado apresenta o período histórico compreendido entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. O local – que foi residência da tradicional família Almeida Prado, formada por cafeicultores – hoje abriga o Museu Republicano “Convenção de Itu”. O nome se deve à reunião realizada na casa, em 18 de abril de 1873, na qual políticos e proprietários de fazendas de café fundaram o Partido Republicano Paulista.

FICA A DICA
Neste arquivo você encontrará informações sobre a cidade e a Convenção de Itu e sobre o Museu Republicano.

Extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, o Museu Republicano tem um acervo formado por objetos, pinturas e registros textuais sobre esse importante momento, que substituiu a monarquia brasileira.

Você, educador, pode contar com o Programa de Orientação de Professores. São oficinas de formação gratuitas que discutem as possibilidades didáticas proporcionadas por suas exposições. As atividades têm duração de duas horas e acontecem a partir da inscrição de, no mínimo, sete professores. Ao final, os participantes recebem atestados de participação.

Além disso, para levar a sua turma de alunos, é possível solicitar uma visita orientada, que dura 40 minutos. Nela, um educador do museu vai explorar uma área determinada da mostra. Depois, é só continuar o percurso pelas demais áreas. As visitas orientadas são realizadas às quintas-feiras e o agendamento deve ser feito às segundas-feiras.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” tem ainda um Centro de Estudos, onde fica a biblioteca, um auditório e laboratórios de conservação e restauro.

Para mais informações, acesse o site e a página do museu no Facebook.

SAIBA MAIS
A era republicana teve início no Brasil a partir da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando do país.

O Brasil República pode ser dividido em cinco fases: República Velha (1889-1930), Era Vargas (1930-1945), República Populista (1945-1964), Ditadura Militar (1964-1985) e Nova República (1985-hoje).

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados