Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

out 2

Written by: admradarint
02/10/2015 09:53 

Professor, aceita uma “Xícara de Saber”? O programa do Museu do Café, de Santos, tem atividades educativas voltadas exclusivamente para você. São cursos, oficinas e workshops para formação e capacitação, por meio de atividades que introduzem e fortalecem o conceito de educação patrimonial e a importância da história do café para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Ainda pensando nos docentes, o museu oferece material de apoio para incentivar que o professor leve sua turma e torne a experiência da visita ainda mais produtiva e interessante.

Por muito tempo, o café foi a grande riqueza brasileira. A economia cafeeira acelerou o desenvolvimento do país e foi o pontapé para o início das relações internacionais de comércio. No Museu do Café é possível conhecer a história do café no Brasil por meio de exposições sobre o assunto e também saborear o produto vindo de diferentes regiões do país, na Cafeteria do Museu. No CPPR – Centro de Preservação, Pesquisas e Referência, você pode conferir diversas publicações e documentos sobre o café e sua história; e no CPC – Centro de Preparação de Café, participar de cursos de barista, de oficinas e palestras sobre diferentes técnicas e tipos de grãos. No site do museu é possível acessar a agenda completa e acompanhar as novidades da programação.

Para mais informações, acesse: www.museudocafe.org.br.

SAIBA MAIS
Antes de ser museu, funcionava no local a Bolsa Oficial do Café. O edifício foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil; e foi construído em Santos porque na época a cidade era a maior praça de café do mundo. O estabelecimento funcionou até 1986, mas ficou fechado em alguns períodos, como em 1929, com a Quebra da Bolsa de Nova York. Na década de 1950 os negócios do café foram transferidos para a cidade de São Paulo, mas até ser desativado, o prédio funcionou para a divulgação da cotação do café no mercado internacional. Depois de 10 anos fechado, foi restaurado, e em 25 de setembro de 1998 foi inaugurado ali o Museu do Café.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados