Radar Cultural - Interior

set 17

Written by: admradarint
17/09/2015 16:13

A primavera está chegando e junto com a nova estação mais uma temporada cultural coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. A cada ano, a instituição pensa em uma temática para nortear uma programação especial realizada simultaneamente em diversos museus do Brasil. Em sua 9ª edição, a Primavera dos Museus deste ano terá como tema “Museus e Memórias Indígenas”.

FICA A DICA
Conheça a história e outras curiosidades sobre os povos indígenas no Brasil, acessando aqui.

Entre os dias 21 e 27/09, 809 instituições de 393 cidades brasileiras transmitirão histórias e memórias dos povos indígenas, das mais variadas formas. Ao todo, serão mais de 2.400 atividades. Além de exposições, serão realizados seminários, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, exibição de filmes, visita guiada e muito mais.

» Leia entrevista com Cristine Takuá, professora indígena.

Dentre os destaques da programação estão:

São José dos Campos | Museu do Folclore de São José dos Campos

21/09 a 27/09 – Ação Educativa: atividade para o público escolar, com o objetivo de destacar o uso de palavras indígenas no cotidiano.

21/09 a 27/09 – Ação: Divulgação do acervo da biblioteca e brinquedoteca acerca da cultural indígena.

Olímpia | Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”

21/09 a 27/09 – Visita guiada: na parte histórica será abordada a questão do sítio arqueológico, encontrado no município de Olímpia, e a influência indígena em todas as vertentes do folclore brasileiro.

Santos | Museu de Arte Sacra de Santos

22/09 e 24/09 – Oficina: confecção de filtro dos sonhos, amuleto típico da cultura indígena, além de conhecer a lenda de sua origem.

24/09 – Ação educativa: atividade para o público escolar. Após a exibição do documentário “Fortalecimento da Tradição Guarani”, os alunos participarão de uma ação de arte terapêutica.

25/09 – Palestra: Cultura Guarani, com o Cacique Karai Tataedy Mirim, da comunidade Guarani Mbya, da Aldeia Paranapuã de São Vicente - SP.

Para mais informações sobre instituições participantes, acesse o guia online com a programação completa aqui.

Escolha uma cidade, o museu mais próximo e aproveite!

SAIBA MAIS
A Educação Indígena no Estado de São Paulo conta com 40 escolas, 263 professores indígenas e 9.037 alunos, pertencentes às etnias guarani, tupi-guarani, terena, kaingang e krenak. O ensino segue o currículo da Secretaria da Educação, além de conteúdos desenvolvidos a partir da cultura de cada tribo, fortalecendo a importância sobre a história e a tradição dos povos indígenas.

Busca em Cursos Encerrados