Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

set 10

Written by: admradarint
10/09/2015 17:00  RssIcon

Ponto de ligação entre as províncias de São Paulo e Paraná, Piraju atraiu colonos graças à fertilidade da terra e abundância de água. Isso aconteceu a partir de 1800, quando a cidade do interior paulista ainda era conhecida como “Tijuco Preto”, que em tupi-guarani significa “caminho de entrada”. O município em que viveram pequenas tribos indígenas Kayowás também foi destaque na produção de café e hoje tem o título de Estância Turística.

FICA A DICA
Conheça a relação de museus que receberão a mostra: Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins; Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi; Museu Histórico de Itapeva “Prof. Átila Bonilha Neto”; Acervo Municipal Histórico e Cultural Gilberto Polenghi; Museu Histórico e Pedagógico Constantino Leman; Casa Cultural “Tonico & Tinoco”; Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”; Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manuel da Nóbrega”; Museu Histórico Paulo Setúbal; Museu Histórico de Itararé; e Museu Histórico de Votorantim.

Toda cidade tem histórias e muitas vezes são os museus que ajudam a contá-las. Com curadoria coletiva, a exposição “Sinais – Heranças e Andanças” vai percorrer oito municípios ao longo do ano, fazendo um intercâmbio dos acervos de seus museus. A parada atual é Piraju, mas fazem parte do roteiro: Botucatu, Itapeva, Tatuí, Pratânia, São Manoel, Votorantim e Salto.

A mostra apresenta fotografias, instalações e objetos que ilustram a identidade das instituições, representando locais e marcos de memória. Os traços culturais que formam essas identidades geram ainda reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e propondo diálogos com questões atuais.

Confira a exposição até 25 de outubro, no Centro de Convenções Professor Richardson Louzada. As visitas acontecem de terça a domingo, das 9h às 17h e das 19h às 22h.

Para mais informações, ligue para (14) 3351-3622 ou acesse: www.sisemsp.org.br.

SAIBA MAIS
“Sinais – Heranças e Andanças” é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados