Radar Cultural - Interior

set 4

Written by: admradarint
04/09/2015 10:21  RssIcon

Em 2008 foi inaugurado na capital paulista o Museu do Futebol, nas dependências do Estádio do Pacaembu, com a ideia de trazer ao público informações sobre como surgiu o esporte no país e como se tornou paixão nacional, fazendo parte da cultura e dos costumes dos brasileiros. O sucesso de visitação fez com que os organizadores pensassem em levar a experiência para um público maior, criando a exposição itinerante Museu do Futebol na Área.

FICA A DICA
Depois de visitar Piracicaba, a viagem continua. E a próxima parada será na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba.

Piracicaba é a primeira cidade a receber a mostra, que conta com sete módulos. Além de apresentar parte do acervo presente no museu, algumas áreas foram desenvolvidas exclusivamente para essa viagem. Quem visitar a exposição poderá conhecer a trajetória da chegada do futebol ao Brasil, informações como recordes, fatos históricos, frases famosas, curiosidades sobre a Copa do Mundo e até rever aquele gol inesquecível feito por um ídolo, por meio de vídeos, relatos e muitas fotos.

Propondo uma experiência inovadora, a instalação Versus (exclusividade da mostra), convida os visitantes a assistirem a uma partida por outra perspectiva, observando apenas os torcedores. São 120 minutos de um vídeo retratando a tensão e a vibração das torcidas do Palmeiras e do Corinthians. As imagens foram captadas durante a semifinal do Paulistão 2015 – que terminou com a vitória do time alviverde nos pênaltis, em pleno Itaquerão.

Como o futebol ainda vive e continua rendendo boas histórias, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, área responsável pela pesquisa e documentação do acervo, disponibiliza uma biblioteca com livros para pesquisas sobre os clubes locais, times paulistas e biografias de jogadores, e conta também com computadores para acesso ao banco de dados do Museu do Futebol, onde os visitantes podem compartilhar suas histórias e acervos sobre o esporte.

A exposição é gratuita e ficará em cartaz até o dia 20 de setembro, no Parque Engenho Central. Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Para mais informações, acesse o site.

SAIBA MAIS
A exposição também oferece a oportunidade de escolas realizarem uma visita educativa, com monitores específicos para dialogar com o grupo. Além disso, a equipe responsável pelo museu preparou um material especial, com um Caderno Educativo para Alunos e Material para o Professor, que pode ser baixado por meio do site http://naarea.museudofutebol.org.br/educativo/. Professores que tiverem interesse em organizar uma visita com a sua turma poderão agendar pelo telefone (19) 98250-2873 ou pelo e-mail museunaarea@gmail.com.

Busca em Cursos Encerrados