Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

jun 18

Written by: admradarint
18/06/2015 16:36  RssIcon

As histórias em quadrinhos – também conhecidas como “HQs” – geralmente são o primeiro contato que temos com a leitura. Os desenhos, as narrativas desenvolvidas por meio de falas em balões e ações descritas por onomatopeias encantam não só as crianças como também os adultos. Pensando em explorar mais sobre o tema, o Sesc São Carlos apresenta a mostra “Ocupação HQ: Narrativas Desenhadas”.

FICA A DICA
Quem quiser continuar explorando as histórias em quadrinhos, mesmo após o término da mostra, pode visitar a biblioteca do Sesc São Carlos. Com mais de 2 mil livros, gibis e HQs também fazem parte do acervo. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Com um pouco mais de 100 anos de existência, as HQs já contaram histórias de super-heróis e grandes sagas de personagens conhecidos mundialmente. Para mostrar a grande variedade de temas e formatos, o evento contará com mostra de desenhos, oficinas, encontros e um acervo de histórias em quadrinhos disponível ao público para leitura.

» Leia entrevista com Waldomiro Vergueiro, professor e fundador do Observatório de Histórias em Quadrinhos-OHQ da USP.

Confira os destaques da programação:

Quadrinhos de autor: a nova cena brasileira

Com maior liberdade para tratar de temas diversos, autores brasileiros apresentam suas produções independentes. Além de uma pequena mostra das publicações, estará disponível um espaço para receber os autores e o público para encontros e oficinas.
Espaço Ateliê | Terça a sexta, das 13h às 22h. Sábados e domingos, das 9h30 às 18h30.

Blecaute Surreal

O ilustrador das tirinhas Blecaute Surreal, Iéio, realizará uma oficina para crianças e adultos, contando um pouco sobre o processo de trabalho e propondo aos participantes uma aproximação prática com esse universo.
Espaço Ateliê| Sábados, às 14h.

Mangá: roteiro, criação de personagens, ilustração e pintura digital

O desenhista Fernando Huega realizará uma oficina para explicar as etapas de criação de um mangá. Além de instruir sobre como escrever e organizar as ideias para a elaboração das histórias, o artista apresentará técnicas para criar os desenhos, através de um software livre.
Sala Internet Livre | Terça a quinta, às 19h (dias 23, 24 e 25 de junho).

A ocupação HQ ficará em cartaz até o dia 5 de julho. Todas as atividades são gratuitas. Porém, para a participação em algumas oficinas é necessário fazer inscrição antecipada. Consulte toda a programação e suas especificações, acessando o site.

SAIBA MAIS
Grandes clássicos literários, por serem muito densos, acabam desinteressando as crianças, principalmente pela dificuldade em compreender a história. Hoje em dia, já existem diversas obras adaptadas, com linguagem mais acessível e atrativa, como no caso das versões em quadrinhos. Dentre os clássicos lançados, estão: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes; “Os Lusíadas”, de Luís de Camões; “Divina Comédia”, de Dante Alighieri; “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente; e muitos outros.

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados