Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

jun 11

Written by: admradarint
11/06/2015 14:36 

As fazendas não são importantes apenas por suas plantações, sejam elas de milho, arroz ou uva. Acima de tudo, cultivam a história. A primeira fazenda de café de São Paulo, por exemplo, foi fundada em 1817, no vale do Rio Paraíba do Sul. O comércio do grão enriqueceu rapidamente cidades como Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Lorena. Vale lembrar também que essas propriedades receberam imigrantes e deles temos diversas influências culturais.

FICA A DICA
Para visitar o cafezal do Instituto Biológico, é preciso fazer um agendamento pelo telefone (11) 5087-1751. Acesse o site do Instituto e conheça os serviços do local.

Para apresentar o passado e o presente de dezesseis fazendas históricas do interior de São Paulo, o Museu e Arquivo Histórico Sandoval Netto, de Presidente Prudente, conta com a exposição “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”. Itinerante, a mostra reúne fotografias, textos e objetos que trazem informações sobre os séculos XVIII e XIX, destacando o café como o protagonista da economia do país.

Além desse material, estão dispostas peças do acervo permanente do museu. Por meio de vestimentas e utensílios usados por tropeiros, é possível fazer uma relação com a colonização paulista.

O evento é uma parceria entre o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM), o Museu do Café e a prefeitura municipal de Presidente Prudente.

As visitas vão até 30 de junho e acontecem de terça a sábado, das 8h às 17h; e aos domingos, das 12h às 17h.

Para mais informações, acesse aqui.

SAIBA MAIS
O plantio de café vai além das áreas rurais! O maior cafezal urbano do Brasil está localizado a menos de dez minutos da Avenida Paulista. O Instituto Biológico, na Vila Mariana, tem mais de mil pés de café em uma área de mil metros quadrados. O órgão surgiu da necessidade de controlar uma praga que afetava as plantações, tirando o sono dos produtores de café no início da década de 20. Fundado em 26 de dezembro de 1927, o IB tem a missão de estudar doenças e pragas das lavouras e fazer o controle das sanidades animal e vegetal.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados