Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

jan 22

Written by: admradarint
22/01/2014 10:40  RssIcon

Se o tema de sua aula for extrativismo mineral e os setores econômicos, aqui vai uma sugestão de filme para inspirar o ensino de Geografia!

Em "Serra Pelada", de Heitor Dhalia, os amigos Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade) deixam São Paulo em busca de ouro.

FICA A DICA
Serra Pelada teve a segunda maior concentração de trabalho humano depois das pirâmides do Egito. Saiba mais sobre essa história através do documentário "Serra Pelada – A Lenda da Montanha de Ouro", de Victor Lopes. Veja o trailer.
O fotógrafo Sebastião Salgado fez uma série de registros na mina, que resultou no livro "Serra Pelada".

Na chegada à Floresta Amazônica, em 1980, os dois estão repletos de sonhos e ilusões. Porém, a vida no garimpo os transforma. A obsessão pela riqueza e pelo poder faz de Juliano um gângster, enquanto Joaquim deixa os seus valores para trás.

A superprodução que seria rodada no Pará – local que abriga a mina – acabou sendo feita num terreno de Paulínia, no interior de São Paulo. O lançamento nos cinemas aconteceu em outubro de 2013.

Assista ao trailer!

Saiba mais:

Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo na década de 80. Apelidada de "formigueiro humano", a área de exploração tornou-se mecanizada e subterrânea, através de túneis e galerias de concreto que evitam desmoronamentos. O empreendimento é resultado de uma parceria entre a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada e da empresa canadense Colossus. A estimativa é de que a mina deva render 50 toneladas de minério nos próximos anos.

Desde a década de 1960, o extrativismo mineral concentra sua produção na região Norte. A Amazônia tem atualmente amplos projetos de exploração, como: Carajás e Rio Trombetas, no Pará (ferro e bauxita); Serra do Navio, no Amapá (manganês); Serra Pelada, no Pará (ouro); e em Porto Velho (cassiterita).

Subordinado ao Ministério das Minas e Energia, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) é o órgão que fiscaliza e administra a atividade mineral no Brasil, que tem grande impacto ambiental e social.

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados