Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

jan 16

Written by: admradarint
16/01/2014 14:53 

Folhear um livro ou apertar o play do aparelho de DVD? Os dois! São muitos os filmes baseados em obras literárias. Se você é professor, aproveite para aliar as duas linguagens e boa aula!

O longa-metragem “Memórias Póstumas”, de André Klotzel, é uma adaptação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. O diretor manteve o bom humor do texto original de 1881, escrito por Machado de Assis (1839-1908).

FICA A DICA
A obra completa de Machado de Assis está disponível em formato digital! A iniciativa é do Ministério da Educação e da Universidade Federal de Santa Catarina. Acesse e divulgue também na sua escola!

Após a sua morte, em 1869, Brás Cubas (Reginaldo Faria) decide narrar as memórias e fatos marcantes de sua vida. Ironia e amargura conduzem os relatos, que passam pela infância e pela juventude do personagem. Amores e amigos nos são apresentados, entre eles Quincas Borba (Marcos Caruso), ora mendigo, ora milionário. O enredo irreverente é o ponto forte dessa produção, lançada em 2001.

Algumas sequências foram gravadas nas cidades de Campinas e São José do Barreiro, no interior de São Paulo.

Assista ao trailer!

Saiba mais:

Machado de Assis foi o principal autor do Realismo brasileiro. Foi justamente “Memórias Póstumas de Brás Cubas” que deu início à fase. São características de seu trabalho a metalinguagem, o jogo proposital de ambiguidades e o pessimismo existencialista.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados