Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

dez 19

Written by: admradarint
19/12/2013 14:17  RssIcon

Muito além da ficção! Entretenimento e aprendizagem atuam juntos no cinema. A História é uma das disciplinas beneficiadas com essa linguagem audiovisual.

A cidade de Ubatuba, no litoral paulista, serviu de locação para "Desmundo", de Alain Fresnot. O filme, de 2003 – estrelado por Simone Spoladore –, foi rodado na Praia do Puruba. A trama acontece durante a colonização do Brasil.

Por volta de 1570, chegam ao País inúmeras órfãs vindas de Portugal. O objetivo da Igreja é fazê-las se casarem com os primeiros colonizadores, evitando a miscigenação. Uma delas é Oribela (Simone Spoladore), jovem religiosa forçada a se casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado). Castigada pelo marido agressivo, ela tenta fugir. Numa das oportunidades, conhece Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português a quem pede ajuda.

FICA A DICA
O filme é uma adaptação do romance homônimo de Ana Miranda. Vale a leitura!

Bandeirantes, jesuítas e índios são personagens do longa-metragem totalmente falado em português arcaico. Mas não se preocupe: legendas no idioma contemporâneo acompanham as imagens.

Cenas densas apresentam várias formas de escravidão e abusos. A ideia é aproximar o espectador da realidade – mesmo que ela não tenha sido das melhores.

Assista ao trailer!

Saiba mais:

A belíssima trilha sonora foi assinada pelo maestro John Neschling e foi premiada no 35º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados