Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

out 25

Written by: admradarint
25/10/2013 08:47 

"Assim caminhavam as tropas cansadas
E os bravos tropeiros buscando pousada
Nos ranchos e aguadas dos tempos de outrora
Saindo mais cedo que a barra da aurora"


Os versos de Luiz Gonzaga relembram a figura dos tropeiros, peões que transportavam animais pelo Brasil em comitiva, a partir do século XVII. Em um país ainda sem estradas, caminhões, trens ou carros, os tropeiros tiveram o importante papel na economia e na cultura brasileira, levando riquezas e divulgando ideias e notícias para os vilarejos mais distantes.

FICA A DICA
Para fazer o feijão tropeiro, o cozinheiro da comitiva acordava ainda de madrugada, acendia uma fogueira e cozia o feijão em um trempe. Depois, fritava o toucinho e adicionava farinha de milho. Alguns incorporavam ao prato linguiça e carne seca. Hoje a receita é considerada parte da culinária mineira. Ficou com água na boca? Tente em casa e bom apetite!

Para homenagear esses homens que ajudaram a construir parte da identidade brasileira, Isael Pereira da Cruz, que é filho, neto e bisneto de tropeiros, criou o Museu dos Tropeiros, em Boituva.

Em 1995, Cruz começou a coletar objetos doados por descendentes de tropeiros, com a intenção de contar como viviam esses homens e manter viva essa cultura. Além das mais de 700 peças que compõem o acervo, o Museu é a representação de uma pequena vila, típica da época. É possível ver como os tropeiros se vestiam, com chapéu, botas e lenço amarrado ao redor do pescoço.

Enfrentando viagens de mais de 3 mil quilômetros no lombo de cavalos e mulas, os peões criaram pratos simples e substanciosos. No espaço, dá para se ter uma ideia de como eles cozinhavam com panelas de barro e pilões. O Museu também possui um grande fogão tropeiro conhecido como trempe, de mais de 150 anos.

Leve seus alunos para viajar no tempo! As visitas são guiadas e podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Agende pelo telefone (15) 3263-3887

Tags:

Busca em Cursos Encerrados