Ir para o conteúdo principal

Eu Indico

out 2

Written by: admindico
02/10/2019 17:50  RssIcon

Este livro é resultado de um projeto ambicioso de estudo e resgate da história da escola pública em São Paulo. O recorte histórico adotado é amplo, indo desde a atuação dos jesuítas (séc. XVI) até as mudanças aplicadas à educação pública na década de 1990. Apesar de a cidade de São Paulo ter lugar de destaque na obra, como a realidade educacional brasileira não se realiza de maneira fragmentada, a autora aborda também como o contexto nacional (demografia, economia, políticas públicas etc.) influenciou a educação pública paulistana – e vice-versa. O resultado é uma análise complexa sobre como foi se compondo o quadro educacional de São Paulo e do Brasil.

Indico esse livro porque penso que conhecer mais a história da escola pública pode nos proporcionar ferramentas para refletir criticamente sobre suas condições atuais, e para repensar o nosso papel enquanto professores na estrutura da rede estadual.

Mariana Martins Lemes é professora de Geografia na EE Prof. Jácomo Stávale e ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 – 2019. É também Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com o trabalho “Interferências no tempo-espaço da aula: percepções dos professores sobre a política educacional de São Paulo”.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Eu Indico

Busca no Eu Indico: