Ir para o conteúdo principal

Eu Indico

ago 1

Written by: admindico
01/08/2019 00:01  RssIcon

Li esse livro assim que foi lançado em português e me fascinaram a inteligência, a competência e a humildade de seu autor, falecido em 2017. Zygmunt Bauman, nascido em 1925, na Polônia, filho de judeus, escapou com sua família da invasão das tropas nazistas e se refugiou na União Soviética. Alistou-se no exército polonês no front soviético. Ingressou no Partido Operário Unificado (o partido comunista da Polônia); entrou para o Serviço de Inteligência Militar, onde permaneceu durante três anos.

Estudou Sociologia na Academia de Política e Ciências Sociais de Varsóvia e foi casado com uma escritora. Exilado em Israel, lecionou na Universidade de Tel Aviv e depois foi convidado para lecionar Sociologia em uma universidade da Inglaterra, até se aposentar, em 1990. O livro “Amor Líquido” fala sobre a evolução da afetividade humana, e seu principal herói, segundo as palavras do próprio Bauman, é o relacionamento humano. As relações amorosas, os vínculos entre familiares e os relacionamentos afetivos configuram “redes”. Ainda de acordo com Bauman, estão se tornando cada vez mais flexíveis, “sem peso”, e volúveis. Fala do consumo das relações amorosas cada vez mais impermanentes, em meio ao que ele mesmo denomina de “sociedade líquida”. A obra é densa, mas tudo que está lá é absolutamente necessário. Muito bem escrito, inovador e pleno de sabedoria. Em tempos de ressignificação, mudanças constantes, informações voláteis e “duras” realidades, entender a liquidez dos novos tempos, tendo em vista a reciclagem de propósitos, é preciso. Boa leitura. Que seja leve e de “peso”, assim como a vida.

Adriana Fóz é Mestre em Ciências pelo Depto. de Psiquiatria e Psicologia Médica (Unifesp). Especialista em Neuropsicologia e Psicopedagogia; graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (USP). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Neurociência Clínica (Unifesp) e diretora da Neuroconecte. Escritora e palestrante TEDx e em outras instituições nacionais e internacionais. 

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Eu Indico

Busca no Eu Indico: