Ir para o conteúdo principal

Eu Indico

fev 7

Written by: admindico
07/02/2018 15:41 

TIC Kids Online Brasil - Clique para baixar!A primeira indicação é “TIC Kids Online Brasil”. Se cada vez mais nossas crianças e adolescentes vivem com as tecnologias digitais, não podemos deixar de refletir com cuidado sobre suas experiências online. Em vez de entrar em pânico e proibir os usos, nos parece vital compreender os hábitos de uso no cenário brasileiro, para que as ações pedagógicas possam ser baseadas em evidências e não apenas naquilo que achamos que acontece com as crianças nas redes digitais. Partindo dos dados da pesquisa TIC Kids Online 2016, essa publicação compila reflexões de especialistas sobre o uso crítico da internet e aponta desafios para pensar nas novas expressões da sexualidade e nos riscos da publicidade dirigida às crianças em plataformas de vídeos. Quando diferenciamos as horas de uso e a capacidade instrumental da capacidade crítica para uso responsável das tecnologias, fica evidente a urgência de mediação das escolas para estimular que efetivamente essas novas gerações desfrutem com cidadania das oportunidades do mundo digital.

Para completar a visão, sugiro ainda a obra “É complicado”, da pesquisadora Danah Boyd. Em vez de partir de indicadores estatísticos, o livro traz ótimas reflexões sobre o uso das tecnologias digitais a partir das experiências dos próprios adolescentes. Fruto de pesquisas etnográficas com milhares de adolescentes, a publicação nos permite olhar as oportunidades e os desafios online, com a visão das novas gerações, sobre amizades, namoros, privacidade e acesso à cultura em tempos de conexão constante.

(Rodrigo Nejm)

Rodrigo Nejm é doutor em Psicologia, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e pós-doutorando em Psicologia Social no PPGPSI – UFBA; é diretor de educação da SaferNet Brasil, ONG responsável pela criação de materiais pedagógicos para promoção da cidadania digital e proteção aos Direitos Humanos na Internet.

Tags:

Busca no Eu Indico: