Ir para o conteúdo principal

Eu Indico

dez 1

Written by: admindico
01/12/2017 00:01 

Escrito por Charles Fadel, pesquisador da OCDE e professor da Faculdade de Educação de Harvard, é um resultado das pesquisas realizadas pelo Center for Curriculum Redesign em projetos de currículos em todo o mundo. Ele discute como currículos do mundo devem se organizar para atender às necessidades da Educação no Século XXI. Focado em entender os campos de atuação curriculares em quatro dimensões – Conhecimento, Caráter, Habilidades e Metacognição –, ele propõe que os formatos dos currículos que contemplam apenas o conhecimento acadêmico disciplinar tradicional se mostram obsoletos, uma vez que novas competências são necessárias para navegar num mundo de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Com muitas tabelas comparativas e referências atuais, é um material interessante para pautar a discussão de currículo presente no momento com a chegada da BNCC . Apesar de não discutir o caso do Brasil especificamente, a sugestão de organização curricular pode promover argumentos e insumos importantes para redes, coordenadores e professores para a discussão dos novos planos curriculares a serem implementados em 2018.

Clique aqui e baixe o livro!

Letícia Lyle é pedagoga, mestra em Desenvolvimento de Currículo e Educação Inclusiva, com especialidade em Competências Socioemocionais pelo Teachers College da Columbia University, é coordenadora de Pós-Graduação do Instituto Singularidades e atua como diretora de Currículo e Formação de Professores das Iniciativas em Educação Básica da Somos Educação. Foi responsável pela adaptação do Programa Compasso Socioemocional, que atualmente está presente em escolas de redes públicas estaduais e municipais.

Tags:

Busca no Eu Indico: