Eu Indico

jan 5

Written by: admindico
05/01/2017 10:00  RssIcon

Fina CamadaDar uma volta ao mundo navegando por prateleiras cheias de história, livros encantadores e muita beleza. Boa viagem!

Real Gabinete Português de Leitura – Brasil

São 179 anos de existência desde a inauguração feita pela Princesa Isabel. Em estilo neomanuelino, a biblioteca foi projetada pelo português Rafael da Silva Castro e fundado por 43 imigrantes portugueses do Rio de Janeiro, com o objetivo de dar oportunidade aos portugueses residentes na capital de ampliarem seus conhecimentos. O acervo reúne a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal e guarda cerca de 350 mil volumes, milhares deles de obras raras, como um exemplar da primeira versão de “Os Lusíadas”, de Camões, escrita em 1572.

A biblioteca é conhecida por sua história, sediando as cinco primeiras sessões solenes da Academia Brasileira de Letras, e também pela beleza arquitetônica, com prateleiras de madeira trabalhada e obras de arte. O local já serviu de cenário para filmes, séries de TV e figura na lista das 20 mais lindas do mundo feita pela Revista Times.

The George Peabody Library – EUA

A beleza do lugar é tamanha que casais apaixonados o escolhem para o tão sonhado “sim”. O edifício projetado pelo arquiteto de Baltimore, Edmund G. Lind, é formado por camadas de rochas ornamentais em ferro fundido e varandas que se elevam para a claraboia, a 18,6m acima do piso.
A biblioteca pode ser usada para casamentos e recepções, mas claro, a finalidade maior é promover o conhecimento. Inaugurada em 1857 por George Peabody, um filantropo nascido em Massachusetts, como agradecimento aos cidadãos de Baltimore pela hospitalidade, tem um acervo de cerca de 300 mil volumes, sendo a maioria do período entre os séculos XVIII e XX. Por lá é possível encontrar uma das coleções mais importantes do mundo das edições de “Dom Quixote”, do espanhol Miguel de Cervantes. A Biblioteca pertence à Jonhs Hopkins University e é aberta ao público.

Biblioteca Municipal Stuttgart – Alemanha

O site da biblioteca é discretíssimo e não revela nem de longe a beleza da construção erguida em 2011, aparentemente simples como um cubo de nove andares feitos de tijolos de vidro. O interior da construção com paredes e pisos totalmente brancos, onde os livros são os verdadeiros protagonistas, é o ponto alto da arquitetura. As escadas facilitam o acesso às coleções distribuídas por temas pelos andares. A acessibilidade é total em todas as áreas públicas e o sistema de empréstimo possui pontos automatizados de devolução diretamente ligados a um sistema de esteiras rolantes, que transporta os volumes até os pavimentos. E para os insones existe um programa especial que funciona 24 horas por dia para empréstimo de livros e CDs, além de uma iluminação em diferentes cores à noite.

Biblioteca Pública de Qinhuangdao – China

Ela é considerada a biblioteca mais isolada do mundo. Feita com concreto e compensado de bambu, fica à beira-mar a 300km de Pequim e foi projetada pelo estúdio Vector Architects. No acervo, 5 mil títulos em chinês, com destaque para as áreas de filosofia, história e literatura. Na biblioteca existem salas de leitura, estudos e meditação. Mesmo distante, há quem percorra quilômetros só parar ler em paz, apenas com o ruído das ondas do mar. Os 70 lugares do local são disputados e a biblioteca conta com distribuição de senhas para a entrada. Como o local fica à beira da praia, os visitantes devem esquecer o carro e ir até lá caminhando pela areia.

Location: Blogs Parent Separator Eu Indico

Busca no Eu Indico: