Ir para o conteúdo principal

Eu Indico

mai 30

Written by: admindico
30/05/2015 19:57 

Existem dois livros que sempre levo na ponta da língua para todos os encontros que faço: Educar com a Mídia: novos diálogos sobre educação (Paulo Freire e Sérgio Guimarães) e Educação para uma Vida Criativa: ideias e propostas de Tsunessaburo Makiguti. Os dois tratam de temas atuais – como empoderamento e novas maneiras de educação – a partir de pontos de vista muito consistentes.

O livro Educar com a Mídia consiste na transcrição de conversas entre Paulo Freire e Sérgio Guimarães sobre o poder e a importância da mídia na Educação como elemento de empoderamento e articulação com as realidades locais. Na conversa, Freire relembra a história que já havia contado em Pedagogia da Autonomia e representa bastante o que o livro traz. Nesta ocasião, uma professora que trabalhava há 10 anos numa determinada escola, ao ver uma exposição de fotografias do entorno escolar realizada por colegas, disse: “Há dez anos ensino nesta escola. Jamais conheci nada de sua redondeza além das ruas que lhe dão acesso. Agora, ao ver essa exposição de fotografias que nos revelam um pouco de seu contexto, me convenço de quão precária deve ter sido minha tarefa formadora durante todos esses anos. Como ensinar, como formar sem estar aberto ao contorno geográfico, social dos educandos?”.

Já o livro que conta sobre Makiguti é muito importante para mim porque mostra que há mais de um século se pensa em novas maneiras de educar. O educador japonês escreveu: “Os professores do ensino básico devem ser fornecedores de informação ou orientadores que auxiliam os processos de investigação e aprendizagem? Até o presente, a verdadeira fonte de problemas tem sido a adoção incorreta do antigo papel. Há muito tempo, Sócrates disse que o ‘conhecimento não pode ser transmitido’, mas, de alguma forma, o sentido de suas palavras ainda não foi assimilado”.

Também vale contar aqui de dois livros que escrevi nos últimos anos: Educação Reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola é um e-book aberto e gratuito que conta, com os conteúdos digitais integrados na narrativa, sobre o cenário da Tecnologia de Educação como instrumento para uma nova educação. Já Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da Educação conta sobre escolas, projetos e histórias de pessoas que conheci em uma viagem de cinco meses pelo país.

(Caio Dib | perfil no facebook)

Tags:

Busca no Eu Indico: