Eu Indico

mai 4

Written by: admindico
04/05/2015 11:56  RssIcon

"A escola e a universidade de hoje são as mesmas em que estudamos há algumas décadas, reproduzindo o modelo de instituição educativa concebido no século XIX. Contudo, a ciência, a sociedade e a tecnologia vêm mudando vertiginosamente e escancarando diante de nossos olhos a distância abissal das práticas sociais da cultura digital, a inovação tecnológica e educativa produzidas em contextos de investigação, em relação à prática pedagógica convencional baseada na fala do professor e na passividade do estudante.

No livro “Educação na Era Digital”, o autor Ángel Pérez Gómez propõe questões e procura responder sobre: Como aprender a viver, pensar, decidir e agir na era digital? Qual o papel da escola que temos hoje nessa sociedade? O que significa aprender a se educar diante da complexidade da cultura digital? Em seguida, ele defende que a escola se torne uma “escola educativa”, constituída como um espaço público que ajude cada pessoa a se desenvolver como cidadão educado de “maneira autônoma, sábia e solidária”, com capacidade de escolha e de decisão para realizar “seu projeto de vida nos âmbitos pessoal, social e profissional”.

As inquietudes e questões exploradas pelo autor vêm ao encontro da nossa necessidade de parar para pensar, parar para sentir e compreender o sentido da profissão docente diante das desigualdades, iniquidades e incertezas do mundo, nas dimensões política, econômica, social e pessoal. O autor nos provoca a participar da criação de uma nova cultura curricular, que não se restringe a uma lista de conteúdos temáticos e é criada em cada contexto educativo por meio de ações que impulsionam o trabalho colaborativo, a convivência com a diversidade, a confiança mútua e o respeito."

(Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)

Location: Blogs Parent Separator Eu Indico

Busca no Eu Indico: