Eu Indico

mar 31

Written by: admindico
31/03/2015 14:13  RssIcon

"Quando atuei como professor de Educação Técnica para o Ensino Médio, tinha muita dificuldade de prender a atenção dos alunos.

Eu via que o interesse pelo conteúdo estava ali, mas que era difícil conquistá-los.

Descobri que precisava tentar dar vida para aquele conteúdo, contar histórias, surpreender, encantar, ao menos para o despertar inicial. Depois da conquista, eles aceitavam bem o conteúdo.

Nunca consegui com um estilo despertar todos, mas cada nova aula em que um novo aluno entrava no mundo daquele conteúdo, era uma vitória, e um dos materiais que me ajudaram neste processo foi o livro “Super Apresentações”, que me inspirava com dicas de criação de roteiro, narrativa e design, essenciais para manter a energia em uma sala com 40 adolescentes.

Uma das grandes dicas do livro, por exemplo, são estratégias para elevar a atenção da audiência, como o “suspense”, o “humor”, o “questionamento” e a “surpresa”.

Ainda hoje, na coordenação do QEdu.org.br, utilizo este livro para apoiar a construção de apresentações, workshops e outros conteúdos do Portal.

É um processo difícil, que entendo como algo que nunca vai ter fim, pois os alunos sempre são diferentes e sempre estão mudando. Mas no mínimo, com a prática, as aulas passaram a ser muito mais interessantes, inclusive para mim."

(Kaléu Caminha)

Location: Blogs Parent Separator Eu Indico