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Written by: admindico
03/10/2014 15:30  RssIcon

Luis Carlos de Menezes, físico e educador, é professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Ele indica uma lista de livros fundamentais em sua biblioteca.

Livros que tenho lido

Não é nada fácil dizer quais os livros mais importantes, entre os lidos há muito, há pouco, ou na espera para serem completados. Faço, por isso, uma lista precária, dos que numa rápida passada, me pareceram especialmente importantes.

Se começarmos pelas Humanidades, talvez eu pudesse mencionar uma dezena de livros antigos que li em inglês e alemão, e não sei que edições têm em português, como os “Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844”, de Karl Marx, ou mesmo o “Homem Unidimensional”, de Herbert Marcuse (com quem troquei cartas, nos anos setenta, por discordar da conclusão do seu livro). No entanto, vou me concentrar naqueles que conheço em edições em português, ou sei que serão facilmente identificados. Alguns livros me foram essenciais para a compreensão das potencialidades e contradições de nosso tempo, como “Entre o Passado e o Futuro”, de Hannah Arendt (Ed. Perspectiva) e “A Era dos Extremos”, de Eric Hobsbawn (Cia. das Letras), e para pensar as transformações pelas quais passamos, “Tudo o Que é Sólido Desmancha no Ar”, de Marshall Berman (Cia. das Letras). Tenho lido, mais recentemente, alguns livros novos que, pela sua leveza abrangente, fazem um bom tratamento histórico da condição social contemporânea, como “Uma Breve História do Mundo” e “Uma Breve História do Século XX”, ambos de Geoffrey Blainley (Ed. Fundamento), ou, ainda, “Um Tratado Sobre Nossos Actuais Descontentamentos”, de Tony Judt (Edições 70, Lisboa).

Na interface Ciência & Sociedade, a rapidez do desenvolvimento científico-tecnológico corresponde à grande dificuldade em acompanhar sua dinâmica. Tenho achado estimulantes livros que tratam da relação entre as Ciências Naturais e as Humanas, como “A Nova Aliança”, de Ilya Prigogine e Isabelle Stengers (Ed. Universidade de Brasília), ou entre a Ciência e outras convicções, como “Demon Haunted World – Science as a Candle in the Dark”, de Carl Sagan (Ballantine Books, N.Y. USA), o mesmo autor de “Cosmos” (e certamente há edições em português de ambos os livros). Também tenho buscado grandes sínteses, em que o complexo científico-tecnológico se apresenta sob perspectiva bem ampla, como um que leio atualmente, “Uma Breve História de Quase Tudo”, de Bill Bryan (Ed. Cia. das Letras). Eu mesmo, aliás, escrevi há alguns anos um livro em que apresento para leigos os fundamentos e fronteiras do conhecimento físico, “A Matéria – Uma Aventura do Espírito”, Luis Carlos de Menezes (Ed. Livraria da Física). Há livros relativamente antigos, mas que mantêm incrível atualidade, como o “O Acaso e a Necessidade”, de Jacques Monot (Ed. Vozes), tratando a biologia moderna e a evolução da vida com uma tomada de posição filosófica clara e provocante, ao lado de livros recentes, como “A Origem da Vida”, de Hernani Maia e Hilda Dias (Ed. Livraria da Física), cujo prefácio em português eu escrevi, e que situa em perspectiva aberta e atual as hipóteses sobre como a vida pode ter surgido.

No que se refere à Educação, também minhas leituras têm uma “pré-história”, como a obra de John Dewey, o notável filósofo de quem Anísio Teixeira foi discípulo. Outras leituras fazem parte de uma construção pessoal, como a obra de Paulo Freire, cuja “Pedagogia do Oprimido” (ver sua editora, no Brasil) eu li há quarenta anos em alemão, muito antes de conhecê-lo pessoalmente e nos tornarmos amigos (não tenho, no momento em que redijo este texto, os livros dele em mãos para indicar títulos e editoras). Mas entre os autores contemporâneos que são importantes sinalizadores da educação que um dia praticaremos, eu não temo em destacar Edgar Morin, por exemplo, em “Religação dos Saberes” (Ed. Bertrand Brasil) ou em “Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro” (Ed. Cortez/UNESCO).

(Luis Carlos de Menezes)

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