Ir para o conteúdo principal

Eu Indico

jul 1

Written by: admindico
01/07/2013 11:58  RssIcon

Odisseia, de Homero; As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift; e Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne, são alguns dos títulos que não podem faltar nesse passeio literário. Além desses clássicos, sugerimos outros livros que trazem a palavra "viagem" no título e ótimas histórias em seus capítulos.


A Viagem do Elefante – José Saramago

É o relato da insólita viagem de um paquiderme indiano chamado Salomão, que cruza a metade da Europa, de Lisboa a Viena, mandado pelo Rei D. João III, para ser dado de presente de casamento ao arquiduque Maximiliano, da Áustria.
Saramago combina personagens reais e imaginários e reconstrói essa epopeia com ironia sofisticada e olhar atento sobre as fraquezas da humanidade. É uma viagem pela natureza humana e uma reflexão sobre a vida e suas trajetórias.
O livro é resultado de uma ideia que Saramago elaborou por mais de dez anos, desde que, numa viagem a Salzburgo, na Áustria, entrou por acaso num restaurante chamado "O Elefante".
Os "bastidores" da escrita desse romance foram filmados pelo diretor Miguel Gonçalves Mendes e transformados no documentário José e Pilar.
O livro A Viagem do Elefante foi adaptado para o teatro pela companhia portuguesa Trigo Limpo Teatro Acert.
José Saramago (1922-2010) foi romancista, teatrólogo e poeta; em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.

www.josesaramago.org


Viagem ao Céu – Monteiro Lobato

Publicado em 1932, conta a história de uma viagem inimaginável ao céu feita pela turma do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, mas com um detalhe: depois de morrer afogado e ser ressuscitado pela boneca Emília, Visconde de Sabugosa passa a adotar dupla personalidade, sendo ele mesmo e também um tal de "Dr. Livingstone". O livro narra as aventuras da turma pelo espaço sideral usando o pó de pirlimpimpim, com direito a paradas na Lua, um encontro com São Jorge e o dragão e uma carona na cauda de um cometa, comprometendo assim a harmonia cósmica.



Viagem de um Naturalista – Charles Darwin

O livro traz relatos de viagens e anotações de um dos pensadores mais influentes da História. São os diários escritos pelo naturalista Charles Darwin, durante sua jornada pela África, pelas costas da América do Sul, inclusive do Brasil, pela Terra do Fogo, Andes, ilhas Galápagos e Austrália. Darwin tinha 22 anos quando embarcou no navio Beagle para participar de uma expedição que duraria 5 anos. No livro, podemos acompanhar a rotina do cientista e sua coleta diária de materiais e dados que culminaram em A Origem das Espécies, seu principal livro e um divisor de águas no modo de o ser humano considerar a própria existência.


Encaramujado – Uma Viagem de Kombi pelo Brasil – Antonio Lino

O livro é o resultado de uma aventura divertidíssima do escritor Antonio Lino.
A bordo de uma Kombi, ele viajou durante um ano e três meses pelo Brasil, rodou mais de trinta mil quilômetros e passou por quinze Estados e centenas de municípios. Algumas vezes, Lino deixa a Kombi quando, por exemplo, pega carona na caçamba de um caminhão e, ao lado de um índio, conhece a terra da farinha de mandioca em Cruzeiro do Sul , no Acre.
A viagem deu origem a um site, um livro e um blog. Se você não tem uma Kombi azul e branca e nem pode sair por aí, escolha um ponto no mapa de Lino e boa viagem!

www.encaramujado.com.br

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Eu Indico

Busca no Eu Indico: