Eu Indico

fev 28

Written by: admindico
28/02/2013 13:36  RssIcon

"Sou um educador. Penso que a tarefa do educador é ensinar os alunos a pensar. O livrinho que vou sugerir tem esse objetivo: ensinar a pensar. Esse livrinho, fui eu quem o escreveu. Eu o escrevi para os alunos: "Vamos construir uma casa?" (Papirus Editora). Vou contar como ele apareceu na minha cabeça. Foi assim. Uma professora minha amiga me contou que, de repente, metade das lâmpadas de sua casa ficou apagada. Ela não sabia o que fazer. Pediu ao seu filho de dez anos que fosse até a caixa de fusíveis para verificar se havia algum fusível queimado. O menino olhou para ela espantado e disse: "Mãe, não se usa mais fusíveis. Usam-se "disjuntores". Mas ela não sabia o que eram disjuntores... O menino foi até à caixa dos disjuntores e fez o que deveria ser feito. A eletricidade voltou. Fiquei então a pensar que aquela mulher havia passado no vestibular, que tinha de ter aprendido o que eram volts, watts, ohmes, impedâncias, circuitos, etc. Mas não aprendera a resolver aquela coisa simples, que tinha a ver com a sua casa. Perguntei-me, então, se isso não era verdade sobre quase tudo que se ensina nas escolas. Resolvi, então, criar um currículo baseado na casa. Um currículo que ajudasse os alunos a compreender o mundo em que viviam. E assim, aos poucos, o programa foi tomando forma: as casas, as ferramentas, o fogo, a cozinha, o w.c., os perigos ( a casa é um lugar cheio de perigos...), o lixo, o jardim... Só sei de uma coisa: os alunos gostam muito do livrinho e os adultos se deleitam com ele... Espero que vocês gostem também..."

(Rubem Alves)
www.rubemalves.com.br