ago 23

23/08/2019 13:04  RssIcon

Visita à exposição na EFAPE auxilia professores e alunos na preservação do acervo escolar

23 de Agosto de 2019

Prestes a completar 125 anos, a Escola Estadual São Paulo tem muita história para contar. E para ajudar na preservação da memória escolar, alunos e professores visitaram as exposições culturais da Secretaria da Educação, na unidade da Armênia e também na EFAPE.

A iniciativa partiu da equipe escolar, que enxergava a importância e a necessidade de conservar todo o material cultural que a escola possui. Apesar de anos atrás ter contado com um museu, a ideia foi descontinuada quando a unidade teve que passar por uma reforma, e desde então está tudo guardado.

“A gente não sabia como começar. Agora, foi dado um norte para nós”, contou a professora de Sociologia, Maria Tereza de Oliveira Soares, que participou da visita junto com outros professores e alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A visita foi guiada por Elis Cypriano Gomez, diretora do Núcleo de Memória e Acervo Histórico/CRE/EFAPE, que, além de apresentar o acervo e a reserva técnica, compartilhou alguns conhecimentos. “Orientamos como fazer um inventário, catalogação, como acondicionar os objetos – mesmo não tendo material específico, é possível adaptar para fazer a preservação”.

De grande importância na história do ensino público do Estado, a unidade foi o primeiro ginásio da Capital. No início se chamava Gymnásio do Estado de São Paulo, e já foi responsável pela formação de líderes políticos, intelectuais e até cientistas de destaque na sociedade brasileira. Então, o acervo conta com um material vasto e diverso, como livros, materiais didáticos, registros dos alunos, álbuns de fotografias com capa de madeira, de quando os alunos se formavam, quadros pintados a óleo dos diretores, mesa de reunião e carteiras.

De acordo com a professora, os próximos passos será absorver todo o aprendizado e criar um projeto, que possivelmente poderá se tornar uma eletiva no ano que vem, já que lá é uma escola de ensino integral. “Agora, vamos entrar na sala, olhar e deixar os alunos perceberem o material que eles têm, a riqueza daquilo tudo. Motivar não só eles como os outros também. Esses meninos vão ser multiplicadores, por meio do reconhecimento, despertarão nos outros alunos a importância desse acervo para a história da escola.

Núcleo de Memória e Acervo Histórico

O NUMAH auxilia qualquer escola que tenha interesse em preservar a memória escolar, não só das unidades antigas como as novas também. “A partir de agora, a gente precisa pensar que as novas escolas um dia terão um acervo. E elas também precisam fazer a guarda desse material, como por exemplo, um exemplar de livro, uma cadeira. Hoje, para nós, é uma coisa muito nova, mas daqui 20, 30 anos, não será. Então, precisaremos fazer a preservação nessas escolas também. E nós damos essa orientação”, disse Elis.

Entre em contato pelo e-mail: nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br, e agende também uma visita com sua turma ao acervo histórico da Escola Caetano de Campos e às exposições do Programa Memória Escolar, Preservação e Patrimônio.

Location: Blogs Parent Separator Noticias Efape

Busca de Notícias