ago 16

16/08/2019 11:29  RssIcon

Concurso “Ciência para Todos” receberá trabalhos em vídeos. Inscrições até 20/09.

16 de Agosto de 2019

Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela investigação científica, e mostrar que a ciência faz parte do cotidiano, a SEDUC, junto com a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e Fapesp, lança o Concurso “Ciência para Todos”.

A iniciativa é voltada para todos os estudantes da rede pública estadual paulista do Ensino Médio, que deverão produzir um vídeo de até sete minutos feito pelo celular, com o auxílio de um professor tutor.

Cada grupo poderá ser formado por até cinco alunos. E o desafio será apresentar um problema do local onde vivem, explicando qual seria o passo a passo para uma possível solução. O tema deverá contemplar “Natureza e Sociedade”, como por exemplo, questões ambientais de saneamento, conservação do meio ambiente, sustentabilidade, prevenção e promoção da saúde, mobilidade urbana, questões sociais ou até mesmo políticas públicas.

Os professores deverão estimular os alunos a observarem o ambiente em seu entorno para gerar uma problematização, e a partir desse problema, pesquisar sobre o tema e formular hipóteses coerentes para nortear uma busca por respostas. As atividades podem envolver experimentos, observações, entrevistas, cálculos, dentre outras formas de pesquisas.

As cinco melhores produções serão exibidas pelo Canal Futura, e os ganhadores terão a oportunidade de visitar um dos Centros de Pesquisas, indicados pela Fapesp, onde apresentarão seus trabalhos para cientistas e pesquisadores.

As inscrições vão até 20/09, com os vídeos podendo ser enviados até o dia 31/10.

Confira aqui o Regulamento e participe!

A quem se destina:
Alunos frequentes na rede estadual pública de ensino de todas as diretorias de ensino: do Ensino Médio Regular e Integral e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos – EJA e CEEJA, classes prisionais, comunidades Quilombola e Indígena e Fundação Casa. Cada grupo de trabalho deverá ter um(a) professor(a) como tutor(a).

Inscrições:
Até 20/09