ago 15

15/08/2019 09:23  RssIcon

Profissionais das 91 Diretorias de Ensino participaram de encontro sobre Programas de Ensino Integral e Técnico

15 de Agosto de 2019

Mais de 500 profissionais, das 91 Diretorias de Ensino, estiveram na EFAPE nos dias 7 e 8 de agosto para trocarem experiências sobre o Ensino Integral e Ensino Técnico nas escolas da rede estadual paulista.

A proposta faz parte do plano estratégico da Secretaria da Educação, que tem como missão garantir a todos estudantes aprendizagem de excelência e a conclusão de todas as etapas da educação básica na idade certa.

Durante dois dias, dirigentes regionais, supervisores de ensino, diretores de núcleos pedagógicos, diretores de CIE, diretores de CRH e PCNPs receberam informações sobre os Programas.

A ideia do encontro foi discutir as possibilidades que esses modelos oferecem aos jovens no momento no qual a escola se torna cada vez mais conectada com a realidade e os desejos dos alunos.

Programa Ensino Integral
Atualmente, a SEDUC conta com 622 escolas em tempo integral. Essas escolas apresentam melhores resultados de aprendizagem em comparação com as escolas de tempo parcial, e o objetivo é criar condições para que o modelo chegue, cada vez mais, a um maior número de estudantes.

Programa NovoTec
O Programa, uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem o objetivo de aumentar a integração do estudante do Ensino Médio com o mundo do trabalho, expandindo a oferta de educação profissional e técnica nas modalidades: Integrado, em que o curso técnico é integrado ao currículo do ensino médio, podendo ser ofertado nas escolas estaduais e nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs); Expresso, com a oferta de cursos profissionalizantes de curta duração, nos espaços ociosos das escolas estaduais, das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs); Móvel, com a oferta de cursos profissionalizantes em carretas que circulam pelo Estado; e Virtual, com a oferta de cursos à distância por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Próximos passos
Agora, os profissionais das DEs replicarão as informações para seus pares, promovendo discussões sobre os ganhos dos modelos e alinhando os conhecimentos sobre as propostas.

Marcela Aleixo da Silva Zapparolli, supervisora de ensino da DE Ribeirão Preto, esteve presente no encontro e está entusiasmada com a iniciativa. “Acredito que ambas propostas vão contemplar os anseios dos alunos e proporcionar oportunidades para que através de um ensino-aprendizagem com qualidade possam ter um futuro com sucesso”.

Location: Blogs Parent Separator Noticias Efape

Busca de Notícias