ago 5

05/08/2019 15:29  RssIcon

EFAPE apoiará na formação de profissionais para a implementação do Novo Currículo

05 de Agosto de 2019

O Novo Currículo Paulista das etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foi homologado. E para a implementação, a EFAPE apoiará na formação dos profissionais da Educação.

O Currículo foi construído de forma colaborativa, envolvendo profissionais da Educação das redes municipais, estadual e privada de ensino, que contribuíram com saberes, procedimentos, reflexões e experiências a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares.

Educação Integral

Além de trazer especificidades sociais, econômicas, regionais, culturais e históricas de cada um dos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo, o documento apresenta as competências e as habilidades essenciais do século 21, para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular, seu principal pilar é a implementação do conceito de Educação Integral, a fim de garantir o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões, por meio de metodologias ativas para ressignificar as aprendizagens.

O Termo de Adesão do Currículo Oficial foi assinado no dia 1º de agosto pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, e entregue ao secretário da Educação, Rossieli Soares, que anunciou que a implementação já está em andamento na SEDUC-SP. A cerimônia foi transmitida, ao vivo, pela Rede do Saber/EFAPE.

Clique aqui para ler o documento

Formação

Ainda em agosto será realizado um encontro com cerca de 350 profissionais, que serão os formadores para replicarem o conhecimento e as informações em suas respectivas unidades, “garantindo a formação em efeito cascata”, como diz o secretário.

Ao longo do ano, também estão programados outras formações de multiplicadores e cursos a distância, em conjunto a trilhas formativas, que serão desenvolvidos pela Secretaria e Undime, e ofertados pela Escola de Formação.

De acordo com Cristina Mabellini, coordenadora da EFAPE, o grande desafio da Escola será apoiar as equipes pedagógicas da Secretaria Estadual e Secretarias Municipais na organização desse processo de formação para uma quantidade tão significativa de profissionais.

“Nosso desejo é desenvolver em parceria com essas equipes, e com parceiros indicados, conteúdos que tenham qualidade e que sejam significativos para esses educadores”.

( Cristina Mabellini )

Location: Blogs Parent Separator Noticias Efape