jul 12

12/07/2019 14:22  RssIcon

UFMG abre inscrições para Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, de 15/07 a 22/08.

12 de Julho de 2019

Professores das redes públicas de ensino do Brasil, em efetivo exercício, que ministram aulas de Biologia no Ensino Médio, poderão se inscrever no processo seletivo do PROFBIO – Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia.

Coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o mestrado tem como objetivo qualificar os educadores, visando à melhoria do desempenho das práticas em sala de aula, tanto em termos de conteúdo quanto em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da disciplina como uma ciência experimental.

O curso será semipresencial, com oferta simultânea nacional, e as aulas presenciais ocorrerão em apenas um dia da semana (entre segunda e sábado). A definição desse dia será previamente estabelecida pelo colegiado de cada instituição associada, que são: UFPA – Universidade Federal do Pará, UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UECE – Universidade Estadual do Ceará, UESPI – Universidade Estadual do Piauí, UFPB – Universidade Federal da Paraíba, UFAL – Universidade Federal de Alagoas, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, UNB – Universidade de Brasília, UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UFRJ-RJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora (unidades JF e GV), UFMG – Universidade de Minas Gerais, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, e UFPR – Universidade Federal do Paraná. Cada instituição associada à Rede PROFBIO possui regulamento próprio, e será responsável pela execução do curso.

Os candidatos deverão realizar uma prova, no dia 29/09, que será objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 40 questões. Ao todo, serão ofertadas 500 vagas, distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada instituição.

Os interessados deverão efetivar inscrição online, no site da COPEVE – Comissão Permanente do Vestibular, no período de 15/07 a 22/08.

Para mais informações, leia o Edital.

A quem se destina:
Professores de Biologia do Ensino Médio em escolas das redes públicas de ensino do Brasil, regularmente admitidos como efetivos (do quadro permanente de servidores) ou contrato, com diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrados no Ministério da Educação.

Inscrições:
a 22/08