Ir para o conteúdo principal

Notícias

jun 11

Written by: adm
11/06/2019 10:41  RssIcon

Toda última sexta-feira do mês tem encontro do Clube de Leitura “Gato Preto”, na biblioteca do CRE Mario Covas na EFAPE. Participe!

11 de Junho de 2019

Quando surgiu, em 2018, o Clube de Leitura “Gato Preto” era um espaço para troca interna de experiências literárias entre os integrantes das equipes do CREMC – Centro de Referência em Educação Mario Covas. Este ano, o grupo decidiu abrir as portas e convidar todos os profissionais que atuam na Secretaria da Educação para participarem dos encontros.

Toda última sexta-feira do mês, os interessados se reunirão na biblioteca na EFAPE, para conversar sobre um título previamente escolhido pela curadoria. A proposta é que todos façam a leitura e compartilhem seus olhares, entendimento, de maneira livre e prazerosa. O foco é na recepção individual da obra, sem a necessidade de grandes formulações acadêmicas e conhecimento prévio sobre literatura, embora toda informação seja bem-vinda.

 

Além de proporcionar mais um espaço de reflexão na EFAPE, a iniciativa foi pensada como prática pedagógica que pode ser replicada no âmbito do programa Sala de Leitura.

Paulo Otávio dos Santos Cunha, curador do Clube, acredita que essa é a melhor forma de construir uma sociabilidade baseada no tripé: conhecimento, convívio e prazer. “A leitura é, segundo a antropóloga francesa Michele Petit, uma atividade vital, que a despeito de trazer informações, conhecimentos, desenvolver o espírito crítico, atua na transformação dos indivíduos, permitindo mudanças de ponto de vista. Um encontro com a alteridade é uma educação dos sentidos, em suma, buscar alternativas de vida”.

Desde a criação do Clube, já foi realizada a leitura de sete obras. A primeira delas foi o conto de Edgar Allan Poe, “O Gato Preto”, e daí vem o nome do Clube. Algumas situações inusitadas envolvendo o tal bichano também ajudaram na escolha, mas o grupo disse que essa curiosidade só é revelada a quem participa.

A programação para todos os meses do ano já está definida. O critério de escolha foi feito com base em algumas premissas, como variedade de gêneros, pluralidade de ideias e até diversidade de vivências dos autores. Confira abaixo:

JUNHO:
  “O Conto da Aia”, romance da escritora canadense Margaret Atwood
JULHO:
  “Olhos D’Água”, livro de contos da escritora mineira Conceição Evaristo
AGOSTO:
  “Cidades Invisíveis”, romance do escritor italiano Italo Calvino
SETEMBRO:
  “Eu, Robô”, livro de contos, clássico, do escritor Isaac Asimov
OUTUBRO:
  “Maus – A História de um Sobrevivente”, HQ de Art Spiegelman
NOVEMBRO:
  “Um Certo Capitão Rodrigo”, romance de Érico Veríssimo
DEZEMBRO:
  “Foi Apenas um Sonho”, romance de Richard Yates

Alguns dos títulos estão disponíveis na biblioteca na EFAPE, e o empréstimo pode ser feito por usuários que possuem cadastro.
Quem gostou da iniciativa e quiser participar, é só fazer a leitura do mês e ir até a biblioteca no dia combinado, das 11h às 12h.

Ficou com alguma dúvida, ou quer bater um papo sobre o assunto? Mande um e-mail para paulo.cunha@educacao.sp.gov.br.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Noticias Efap

Busca de Notícias