jun 11

11/06/2019 09:32  RssIcon

Participe do Prêmio Respostas para o Amanhã. Inscrições até 17/06.

11 de Junho de 2019

Professor, avise seus alunos que chegou a hora de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula, participando do Prêmio Respostas para o Amanhã.

A premiação busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. E é uma iniciativa da Samsung, com coordenadoria geral do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Nessa 6ª edição, a abordagem tem foco no STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), método que é tendência em vários países para engajar os alunos nessas áreas do conhecimento, por meio de atividades práticas que conduzam a uma aprendizagem significativa e criativa.

Os interessados deverão desenvolver um projeto enfatizando o ensino desses campos do conhecimento para diagnosticar problemas reais, e apresentar respostas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. As equipes devem ser compostas por 5 a 15 estudantes, sob orientação de professores que lecionem disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecnologias. Docentes das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias também poderão participar, mas como professores parceiros do projeto.

Tablets, notebooks e smartphones são alguns dos prêmios que serão entregues. Na primeira fase, 20 projetos serão selecionados para seguir na fase seguinte. Entre eles, 10 passarão à final e serão avaliados por uma comissão julgadora que escolherá três vencedores nacionais. A equipe que ficar em primeiro lugar será convidada a apresentar seu projeto na etapa regional, com os demais vencedores de países da América Latina.

As inscrições vão até 17/06. Para mais informações e realização da inscrição, acesse o site.

A quem se destina:
Professores de Biologia, Física, Química e Matemática, ou outras disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

Inscrições:
Até 17/06