jun 10

10/06/2019 15:00  RssIcon

EFAPE recebe 150 técnicos de secretarias estaduais do país para debater o Novo Ensino médio

10 de Junho de 2019

O encontro faz parte da Agenda da Aprendizagem, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e tem como principais objetivos discutir e apoiar a elaboração dos novos currículos, o desenho das arquiteturas do Novo Ensino Médio, além do planejamento de sua implementação nas redes.

Durante os dias 10, 11 e 12/06, técnicos das secretarias estaduais, representantes do Ministério da Educação, do Consed, da Undime e de instituições parceiras irão participar de uma série de atividades realizadas na sede da EFAPE.

Nesta segunda-feira, o debate de abertura tratou sobre os desafios e oportunidades do Ensino Médio e teve a participação do Secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares; de Wisley Pereira, do MEC; de Eduardo Deschamps, do Conselho Nacional de Educação; e mediação da professora Kátia Smole. Ela afirma ser este um grande passo para acolher os jovens e desenvolver o Ensino Médio mais condizente com o século 21, fazendo com que os alunos fiquem na escola e aprendam.

De acordo com Rossieli Soares, este momento é muito importante para que todos possam compartilhar suas experiências e alinhar o debate em nível nacional. Ele ressaltou que não tem como fazer a construção curricular sem a participação dos professores e também da comunidade, incluindo alunos, pais e a sociedade de uma forma geral.

Daniel Felipe Dias, aluno do 3º ano do Ensino Médio, da EE Professora Teruko Ueda Yamaguti, também esteve presente no encontro. Segundo ele, é muito importante saber como o aluno se sente dentro da escola, uma reflexão fundamental para conectar mais o ensino à vida do estudante.

Para 2019, o Consed prevê outros dois encontros presenciais, além da realização de webconferências e disponibilização de materiais e recursos para apoiar todas as fases do trabalho.

“É um prazer imenso sediar este encontro nacional. A partir do que for debatido, nós vamos organizando e estruturando todo o processo de formação dos profissionais da Educação. Estamos abertos, e esse é o nosso papel”, ressalta Cristina Mabelini, coordenadora da EFAPE.

Location: Blogs Parent Separator Noticias Efap

Busca de Notícias