mar 14

14/03/2019 16:45  RssIcon

QUI, 14.03.2019

Professores da rede pública e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio podem participar da 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A iniciativa é do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema desta edição será “O lugar onde vivo” e tem como objetivos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. Conceição Evaristo, escritora mineira e ex-professora de escola pública, é a grande homenageada!

Os participantes podem concorrer em cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

Os professores realizarão oficinas de leitura e de escrita em sala de aula com todos os alunos das turmas participantes, e poderão acessar a coleção da Olimpíada, composta por cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor. Em seguida, deverão registrar em um diário suas experiências com a realização das oficinas, como dificuldades encontradas, aprendizagens, descobertas, seus acertos e suas reflexões, em um “Relato de Prática”. A avaliação acontecerá em cinco etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional.

As premiações variam de medalhas a viagens internacionais. As inscrições podem ser feitas até 30/04. Confira aqui o Regulamento.

A quem se destina:
Professores da rede pública e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Inscrições:
Até 30/04