dez 18

18/12/2018 08:44  RssIcon

TER, 18.12.2018

Foram mais de 120 ações de formação oferecidas pela EFAP ao longo de 2018. Cursos e programas realizados em parceria entre a Escola de Formação e outras coordenadorias, órgãos e serviços da SEE-SP, como também instituições públicas ou privadas, universidades e fundações.

Os temas tratados foram planejados levando em conta as necessidades dos servidores da Rede e as demandas da educação do século XXI. Uso seguro da internet, diversidade sexual, competências socioemocionais e gestão democrática foram alguns dos conteúdos oferecidos aos cursistas, além das formações específicas para os servidores que ingressaram este ano na rede estadual.

Adriana Pereira Fragal, PCNP dos Anos Iniciais, participou de Orientações Técnicas sobre o curso Educação Matemática nos Anos Iniciais, entre outras ações de formação, e de acordo com ela, o resultado foi muito positivo. “Vivenciamos práticas pedagógicas pautadas nas avaliações externas (AAP), nos fornecendo subsídios para que pudéssemos formar nossos professores coordenadores, ressignificando sua atuação para que eles replicassem aos seus professores, a fim de que enriquecessem as aulas com novas estratégias e metodologias.”

Formação em serviço

As ações ofertadas pela EFAP combinaram ensino a distância, por meio de videoconferências, webconferências e ambientes virtuais de aprendizagem, com atividades presenciais e em serviço para as 91 diretorias de ensino do Estado. As formações foram voltadas aos mais de 245 mil servidores do Quadro do Magistério, Quadro de Apoio Escolar e Quadro da Secretaria da Educação, além dos servidores das redes municipais de ensino, que também passaram a ser incluídos nas formações.

Cristina Mabelini, coordenadora da EFAP, ressalta que 2018 foi um ano de grandes realizações. Segundo ela, “a Escola de Formação se sentiu apoiada, valorizada e reconhecida enquanto coordenadoria, e o clima favorável tocou a equipe, composta por cinco departamentos, que se uniram e não mediram esforços para atender os profissionais em suas demandas e oferecer formação de qualidade.

“Foram muitas ações, e fazer parte disso tudo me enche de orgulho. Dentre as realizações, ressaltaria a retomada do Programa Bolsa Mestrado e Doutorado; o fortalecimento dos vínculos com as universidades; um maior diálogo com a Rede envolvendo os diversos segmentos nos processos de elaboração e validação de modelos, ementas e conteúdos de cursos; apoio aos diretores de Núcleo Pedagógico na elaboração do Plano de Formação do Núcleo Pedagógico para 2019; apoio na criação de Salas de Leitura nas escolas; envolvimento de professores, gestores, equipes das DEs e estudantes, apoiados por parceiros, em concursos de grande impacto para o desenvolvimento de aprendizagens significativas; redesenho do AVA e de cursos; articulação com outros estados de nossa Federação, como também instituições de outros países; lançamento da “EFAP em Revista” para que a Rede possa somar experiências e publicar suas produções acadêmicas e também o trabalho na transformação e criação dos espaços físicos da EFAP, numa concepção criativa e inovadora.”

Segundo Cristina, “nessa perspectiva de dialogar, fortalecer, apoiar e inspirar, a cada dia a EFAP se aproxima mais de todos os educadores do Estado e já é conhecida, inclusive, em outros estados e países. Ela ressalta que é assim que precisa ser.

“Somos a Escola de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. Esse é o nosso espaço, essa é a nossa casa!”

Location: Blogs Parent Separator Noticias Efape

Busca de Notícias