jul 5

05/07/2018 12:33

SEG, 29.10.2018

“Educando para boas escolhas online: formação a distância sobre o uso seguro e consciente da Internet” é voltado para professores, coordenadores, diretores das escolas e supervisores de ensino e profissionais dos Quadros da Secretaria da Educação.

A formação, idealizada em parceria com a SaferNet com apoio do Google, tem como objetivo orientar os profissionais da Rede sobre o uso seguro e consciente da internet nos projetos pedagógicos e no currículo escolar. E também, familiarizar os cursistas sobre direitos e deveres na internet, a fim de habilitar os educadores para que possam promover atividades que visam ao enfrentamento de situações como bullying digital, discriminações e exposição não consentida de imagens íntimas.

"Professores e alunos estão cada vez mais conectados ao mundo digital, e a educação para o uso crítico das tecnologias é parte vital do desenvolvimento da cidadania plena na atualidade. O fato de usarem a internet muitas horas por dia, não significa que automaticamente crianças e adolescentes desenvolvam maturidade e senso crítico para um uso responsável. O papel dos educadores é essencial para conectar a cidadania a estas novas experiências nos ambientes digitais.", explica Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet Brasil.

O conteúdo foi elaborado em sintonia com as diretrizes indicadas no Marco Civil da Internet, na Base Nacional Comum Curricular, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Currículo do Estado de São Paulo e no Plano Nacional de educação em Direitos Humanos. Dividido em quatro módulos, o curso conta com carga horária total de 60 horas, e está sendo realizado a distância pelo AVA-EFAP.

A quem se destina:
Professores, coordenadores, diretores das escolas e supervisores de ensino e profissionais dos Quadros da Secretaria da Educação.

Período de realização:
 24/09 a 26/11