Ir para o conteúdo principal
abr 9

Written by: adm
09/04/2018 11:59 

SEG, 09.04.2018

Melhorar o ambiente escolar, a vida dos alunos e consequentemente o processo de ensino e de aprendizagem são alguns dos benefícios da atuação dos mediadores nas escolas.

Desde 2010, a EFAP oferece formação relacionada à mediação escolar e atualmente 12.000 profissionais estão participando do Curso Introdução à Mediação Escolar e Comunitária. A ação tem como objetivos auxiliar os educadores a ampliarem seus conhecimentos em temas e técnicas relacionadas à medição de conflitos e o desenvolvimento de diagnósticos e projetos pedagógicos, com foco no respeito à diversidade e na pluralidade de ideias.

É importante lembrar que o papel do mediador é essencial para facilitar o processo em que o conflito se transforma em conhecimento e gera novas aprendizagens. Assim, é importante que o mediador seja um bom ouvinte, capaz de estimular o diálogo entre os envolvidos no conflito, sem juízo de valor, e sem buscar culpados para o ocorrido.

Boa escuta, credibilidade, conexão e colaboratividade – para encorajar as pessoas envolvidas num conflito a falarem sobre as suas necessidades e sentimentos, sem acusá-las ou culpá-las – são características indispensáveis na atuação do profissional como mediador. E também, ter uma boa aceitação na escola, boa autoestima e compromisso com o diálogo, respeitando a autonomia e decisões das partes.

Acima de tudo, o mediador deve ter clareza das ações, não apenas para a resolução de um conflito, mas principalmente para a prevenção dele.

As inscrições já estão encerradas e o curso já está em andamento. Para mais informações, acesse.

Tags:

Busca em Notícias: