dez 26

26/12/2017 00:01

TER, 26.12.2017

Refletir sobre as práticas adotadas ao longo de 2017, reunir elementos e informações valiosas para planejar o ano que virá. A autoavaliação institucional é uma ferramenta essencial para os profissionais da educação, é um processo democrático e participativo que permite avaliar e corrigir os rumos da proposta pedagógica da escola, adequando o trabalho das equipes escolares às aspirações da comunidade escolar.

Com o objetivo de apoiar os profissionais neste processo, o Aprendizagem em Rede disponibilizou o Percurso Formativo: Autoavaliação Institucional.

No espaço é possível encontrar um conteúdo que promove reflexões, além de atividades práticas sobre as dimensões, as categorias e os aspectos a serem avaliados. Também estão disponíveis instrumentos de avaliação que promovam um olhar global sobre a escola; as formas de divulgação do processo e de mobilização da comunidade escolar.

Importância da autoavaliação institucional

Coordenada pelos gestores, em especial pelos diretores, a autoavaliação permite a aproximação das equipes escolares, estudantes e comunidade, além do planejamento de ações coletivas para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e para o sucesso da escola.

Para Cristina Mabelini, Diretora do Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada, DEPEC, da EFAP, “estabelecer laços sólidos de confiança quanto aos objetivos da autoavaliação, utilizar-se da transparência na formulação da pesquisa, da ética na elaboração e divulgação dos resultados, e planejar ações com base no relatório, são elementos que fortalecem o diretor da escola como líder da comunidade escolar”.

A autoavaliação institucional pode ser realizada a qualquer momento do ano letivo, mas segundo Mabelini, a recomendação é de que ela seja ao final do ano letivo para que seus resultados sejam trabalhados no planejamento.

Busca em Notícias: