dez 2

02/12/2017 00:01

SAB, 02.12.2017

Particles4U é uma competição que desafia professores e alunos a criarem um instrumento educacional mostrando como as partículas elementares estão presentes em nosso cotidiano. E aí, topa participar?

O instrumento pode ser um objeto, protótipo, plano de aula, atividade, jogo, experimento ou até mesmo uma obra de arte. A única regra é usar a criatividade para criar algo divertido e inspirador, de cunho educacional e que passe a mensagem de que a ciência e a física das partículas são parte fundamental da vida.

Poderão participar professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Médio. As duas melhores contribuições em cada categoria serão premiadas com a visita de um físico do Grupo Internacional de Divulgação da Física de Partículas, IPPOG – International Particle Pshysics Outreach Group, para apresentação sobre Introdução à Física de Partículas; um presente especial da CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear; e certificado de reconhecimento. E para os professores das duas melhores equipes e alunos na categoria Ensino Médio será oferecido um detector de partículas funcional, que pode ser ligado a um computador para medir raios cósmicos na sala de aula.

A competição é organizada pelo IPPOG e patrocinada pela Sociedade Europeia de Física.

Para conferir todas as regras e realizar a inscrição, acesse o site. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do IPPOG pelo e-mail ippog.infor@cern.ch

Inscrições:

Até 07/01/2018