out 18

18/10/2017 00:01

QUA, 18.10.2017

Reuniões de trabalho, orientações técnicas, acompanhamento de projetos, divulgação de ações e comunicados sem a necessidade de deslocamento.

A solução de webconferência está disponível para todos os profissionais da rede, e é ideal para promover uma maior conexão e colaboração entre as diretorias de ensino, os órgãos centrais e as unidades escolares, que podem trocar mensagens e compartilhar informações sempre que for preciso.

A partir de um microcomputador ou notebook  ligado à  internet, a webconferência dispõe de uma navegação amigável e intuitiva que possibilita  interação à distância com até 96 pontos de presença por sessão. A ferramenta, que conta com o suporte e orientação técnica da equipe da EFAP, permite interação por meio de áudio, vídeo, chat e compartilhamento de outras informações, como apresentação de materiais, enquetes e downloads de arquivos.

Experiência de quem usou

Na Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, os responsáveis pelas ações com os Grêmios Estudantis, André Ferreira, PCNP de Tecnologia; Diego Diaz, PCNP de Educação Física; e Tânia Cristina, PCNP de Projetos Especiais, utilizaram a webconferência como alternativa para as reuniões com os alunos dos 76 Grêmios, que antes eram feitas de maneira presencial. Diego explica que, “por conta da chegada da 17ª edição da AAP, do SAEB e SARESP, não seria o melhor momento para trazer os alunos gremistas para os encontros de polo presenciais, e decidimos buscar apoios tecnológicos para nos auxiliar”. A experiência foi positiva, e os PCNP garantem que a ferramenta é funcional: “A webconferência nos proporcionou a realização dos encontros de polo com a mesma organização do ano anterior. Dividimos tudo em encontros, com uma reunião no período da manhã e outra no período da tarde. Contamos com a participação de no máximo oito unidades escolares por reunião, para que assim, todos os alunos pudessem ter voz e vez, interagindo e compartilhando suas ideias, ações e projetos desenvolvidos, além de sugestões para potencializar as atividades dos gremistas em todas as escolas. Foram dias de experiências muito gratificantes, com total apoio e suporte da equipe técnica da plataforma, o que nos fortaleceu para a utilização da webconferência com maior tranquilidade e abriu nossos caminhos para o planejamento de novas ações e reuniões online”.

Na EFAP, o recurso também está sendo utilizado. Marina Matera Sanches, gestora do curso “Ensino Médio Inclusivo: construindo uma escola para todos”, encontrou na webconferência uma maneira dinâmica para formar os facilitadores que acompanham os cursistas durante as atividades específicas, que fazem parte do conteúdo programático da ação. Segundo ela, a comunicação entre os envolvidos é mais prática, já que é possível interagir com todos ao mesmo tempo, seja por áudio e vídeo ou chat. “Essa ferramenta está se mostrando muito útil na articulação e coesão entre os envolvidos na ação formativa: EFAP, CGEB, Instituto Rodrigo Mendes e facilitadores das diretorias de ensino. O objetivo final é que o cursista seja atendido, em formação, da melhor forma possível”.

Que tal ativar o recurso para testar a ferramenta? As equipes escolares devem solicitar as ativações para as suas respectivas DE, que serão realizadas no Sistema de Ativação. Antes de agendar, leia o Guia de Webconferência para ficar por dentro dos procedimentos padrões para que sua transmissão seja perfeita.

Busca em Notícias: