ago 30

30/08/2017 09:40

Materiais em diferentes linguagens e formatos disponibilizados de acordo com marcos do calendário escolar e/ou divididos em três eixos formativos: “Currículo e Práticas de Ensino”, “Gestão Educacional” e “Grandes Temas da Educação”. Todo esse conteúdo poderá ser encontrado no Programa Aprendizagem em Rede, resultado da parceria entre a Escola de Formação de Professores (EFAP) e a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). A plataforma foi pensada com os propósitos de potencializar a ATPC e apoiar o profissional da rede estadual de educação em sua formação e atuação profissional. As informações serão disponibilizadas aos poucos e, em breve, a plataforma estará completa!

Na área “Percursos Formativos” serão oferecidos documentos orientadores, roteiros de trabalho e materiais do acervo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em “Materiais de Apoio e Estudos”, o educador encontrará um conteúdo especialmente selecionado para apoiar as diretorias de ensino (DE) e escolas, considerando-se os diferentes momentos do ano letivo. Em “Reuniões de Trabalho” haverá um acervo com videoconferências, webconferências e videoaulas, com orientações e discussões que podem apoiar o trabalho em rede.

Na “Caixa de Ferramentas” é possível acessar diferentes recursos para potencializar o trabalho, como o “Tô na Rede”, que apresenta a solução de webconferência; a plataforma Foco Aprendizagem, que disponibiliza os principais indicadores educacionais; e a Plataforma Aventuras Currículo+, com atividades gamificadas para desenvolver as competências leitora e escritora e conhecimentos matemáticos dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio.

Replanejamento

O primeiro percurso do Programa terá como foco o replanejamento, momento em que as escolas estão refletindo sobre as ações desenvolvidas no 1º semestre. Na Secretaria da Educação, o replanejamento deve acontecer nos dias 31/08 e 1o/09. Os conteúdos encontrados no Programa Aprendizagem em Rede irão apoiar as equipes do Núcleo Pedagógico das diretorias de ensino (DE) e equipes escolares, oferecendo roteiros de trabalho para a análise de resultados, a reflexão sobre a prática e a revisão dos planos de ação.

A intenção é fortalecer o trabalho coletivo na escola com um objetivo comum a todos: garantir o aprendizado dos estudantes.

Para saber mais, acesse o Programa Aprendizagem em Rede.

Busca em Notícias: