ago 3

03/08/2017 16:16  RssIcon

Se você atua na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à educação, pode se inscrever nos cursos do Programa Formação pela Escola – FPE. O referido Programa tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.

Os cursos são ofertados por períodos compreendidos a cada dois meses, durante o ano vigente.  São realizados à distância com a previsão de dois encontros que podem ser presenciais ou também à distância, conforme organização do tutor.

Fazem parte do Programa Formação pela Escola os cursos:

• Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
  • Programas de Transporte do Escolar (PTE)
  • Programas do Livro (PLi)
  • Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)
  • Controle Social para Conselheiros
  • Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope)
  • Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso

O cursista das ações do Formação pela Escola é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem realizado pelo tutor do Programa, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico. A avaliação acontece de duas formas: autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor. Para verificar a disponibilidade de vagas com o tutor mais próximo, acesse aqui.

O Programa Formação pela Escola é promovido pela EFAP, em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação e apoio da Undime-SP – União de Dirigentes Municipais de Educação.
Vale ainda mencionar que o Programa conta com uma Coordenação Nacional, ocupada por Carlos Alfredo Sitta Fortini, responsável pelo gerenciamento das ações, além das Coordenação Estaduais, no caso de São Paulo, representada pelo Diretor do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional de Gestores da Educação Básica, João Freitas da Silva.

Público-alvo: conselheiros do CAE, conselheiros do CACS, membros do Conselho Municipal de Educação, técnicos municipais/estaduais que atuem na execução de programas do FNDE, prefeitos municipais, secretários de educação, diretores e vice-diretores de escola (municipal e estadual), PC (redes municipal e estadual), PMEC (rede estadual), supervisores de ensino (redes municipal e estadual), secretários de escola (municipal e estadual), AOE e GOE (rede estadual).
Objetivo: contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Informações: acesse aqui

Location: Blogs Parent Separator Noticias Efape