jul 17

17/07/2017 17:52  RssIcon

Com a proposta de promover a conscientização em relação à situação carcerária brasileira, “Mais Direitos, Menos Grades!” é o tema do 3º Concurso de Redação realizado pela DPU – Defensoria Pública da União, destinado a todos os alunos matriculados em classes da Educação Básica da rede pública de ensino do país, incluindo os da modalidade EJA e os que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas e no sistema prisional.

O Concurso é uma ótima oportunidade para incentivar os alunos à reflexão e ao debate de assuntos sobre educação em direitos e cidadania, em sala de aula.

Para apoiar os educadores a trabalharem o tema na escola, e auxiliarem os estudantes na participação no Concurso, foi criada uma cartilha, “Guia do Professor”, com textos e outras sugestões para facilitar o desenvolvimento das atividades e, também, estimular a adoção de ações e comportamentos voltados à transformação da realidade social.

As redações devem ter entre 20 e 30 linhas, serem inéditas e originais, e criadas no ambiente de sala de aula. Elas serão divididas em seis categorias de inscrição.

As inscrições e o envio das redações devem ser feitos pelos gestores das unidades escolares até o dia 05/09.

Todas as categorias serão premiadas pela DPU, sendo que os alunos vencedores, em primeiro lugar de cada categoria, receberão um tablet. Os autores das redações classificadas em segundo e terceiro lugares receberão certificado de reconhecimento do mérito e uma medalha de honra. Os professores e os gestores de educação, que auxiliarem os alunos durante a realização do concurso, receberão certificado de honra ao mérito. Na Categoria-Escola serão premiados os três estabelecimentos de ensino que melhor realizarem o Plano de Mobilização Escolar, previsto no edital, e que estiverem com a devida participação da comunidade escolar local na discussão do tema proposto no Concurso. Cada uma das três escolas vencedoras da Categoria-Escola receberá o certificado de premiação e reconhecimento emitido pela DPU, além do valor-prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos. Os alunos em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação receberão certificado de participação, para fins de remição de pena.

Para mais informações, confira o edital ou o site da DPU.

Público-alvo: estudantes das escolas públicas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em cumprimento de medidas socioeducativas (matriculados no Ensino Fundamental e Médio) e alunos que se encontram no sistema prisional (matriculados na EJA).
Período de inscrição: até 05/09
Informações: site