jul 13

13/07/2017 12:16

Chegou a hora de os alunos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, realizando um projeto simples e eficiente, que irá melhorar a vida da comunidade em torno da escola. Desafie sua turma a participar do Prêmio Resposta para o Amanhã!

A iniciativa é da Samsung, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, e é destinada a alunos do Ensino Médio das redes públicas e professores que lecionem Biologia, Física, Química e Matemática ou qualquer disciplina relacionada às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

A proposta do concurso é engajar os estudantes em ações de transformação social que levem para a vida a aplicação dos conhecimentos curriculares. E também, tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, já que todos os projetos devem ser desenvolvidos durante as aulas, orientados por um professor responsável pela prática educativa, nos quais todos os alunos da turma devem participar.

Nesta 4ª edição tem algumas novidades. Apesar de as inscrições irem até o dia 14/08, os participantes terão até 13/09 para inserir as informações, na plataforma, sobre o desenvolvimento do projeto. O concurso também dará mais destaque à participação dos estudantes, já que os registros de atividades realizadas por eles serão levados em conta no processo de avaliação. E ainda, para contribuir com a prática docente, serão oferecidas ações formativas.

Para apoiar a realização dos trabalhos, no site do Prêmio professores e alunos terão acesso a uma diversidade de conteúdos para enriquecer as reflexões e auxiliar na criatividade.

Serão selecionados 25 melhores trabalhos, sendo cinco vencedores por cada uma das cinco regiões do Brasil. Cada projeto será gratificado com um notebook e um selo digital. E não para por aí. Os ganhadores continuarão a disputar por mais duas etapas: serão selecionados cinco projetos “Vencedores pelo Júri Popular”, que levarão um troféu para a escola; e cinco “Vencedores Nacionais”, em que professores e diretores responsáveis pelos projetos serão contemplados com um notebook para cada; e ainda, cada aluno ganhará um tablet.

Público-alvo: alunos e professores que estejam devidamente matriculados ou lecionando nas Disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática ou disciplinas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, nas Instituições de Ensino das redes públicas, restritas ao Ensino Médio Regular ou em Regime de Tempo Integral; Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional Técnica (desde que ofertados na mesma instituição de ensino); EJA; Educação Especial; Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola; ficando excluída a modalidade de Educação a Distância.
Período de inscrição: até 14/08
Inscrições: www.respostasparaoamanha.com.br/inscricao