pt-BRen-US
  Início
  |  Conecte-se

PDG Educação: Gestão Escolar e a Política Educacional Módulo para Diretor e Vice-diretor

Em 2010, em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Escola de Formação de Professores, lançou o curso Gestão Escolar e a Política Educacional, no contexto do Programa de Desenvolvimento Gerencial.

O curso é voltado a diretores e vice-diretores das escolas estaduais e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das competências profissionais necessárias ao cumprimento das atribuições relativas ao cargo de diretor de escola, com a finalidade de aprimorar a qualidade da prestação dos serviços educacionais oferecidos na rede pública do Estado de São Paulo, com vistas ao alcance das metas propostas pela SEE-SP.

O curso tem carga horária total de 120 horas, distribuídas em atividades semipresenciais e a distância. As atividades semipresenciais somam 48 horas e estão organizadas em oito encontros de seis horas cada, uma vez por semana, no Ambiente de Aprendizagem da Rede do Saber da respectiva Diretoria de Ensino. São compostas por videoconferência e atividades locais com o apoio de tutores. As atividades a distância somam 72 horas e acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. São divididas em atividades obrigatórias e não obrigatórias, compostas por leituras complementares, exercícios, estudos de caso etc.

O curso teve duas edições em 2010 e certificou mais de 5 mil gestores. Por ter sido muito bem avaliado, inclusive pelos próprios cursistas, a SEE promoveu neste ano a terceira edição do curso.

Confira os números

1ª Edição
Número de diretores e vice-diretores inscritos: 4.213
Número de diretores e vice-diretores aprovados: 3.509

2ª Edição
Número de diretores e vice-diretores inscritos: 2.459
Número de diretores e vice-diretores aprovados: 1.904

3ª Edição
Número de diretores e vice-diretores inscritos: 1.020

Links